Excessos e Cuidados Capilares

Boa tarde! Como está a ser o vosso Domingo?
Aqui deste lado, pacífico e preguiçoso são as palavras de ordem.

Sendo assim, aproveito para vos falar de algo que tenho reparado. Parece-me que há um excesso de queratina nos produtos capilares (pelo menos nas gamas de supermercado). E falo em excesso, pois já li em alguns sites e blogues de entendidas em cabelos (hei de encontrar para colocar aqui noutro post), que o excesso de queratina pode provocar alguns resultados desagradáveis (quebra, p.ex.), e que o cabelo precisa também de outros elementos, nomeadamente hidratantes e nutritivos.
Ainda no outro dia estava à procura dentro da gama Gliss da Schwarzkopf, de um produto hidratante. Qual quê?! Tinha tudo queratina. Literalmente tudo.
Uma amiga minha utilizou durante algum tempo - sinceramente nem foi muito, mas foi seguido - produtos com queratina líquida na sua composição e realmente o cabelo começou a partir. Portanto, o objectivo aparentemente é alternar entre hidratação/nutrição/reconstrução. E em resumo, isto traduz-se em:

  • Hidratação: Água. Parece óbvio, mas não é assim tão óbvio. Muitas vezes confunde-se hidratação com nutrição, e por vezes os culpados dessa confusão são mesmo os rótulos e descrições dos produtos. Aqui o objectivo é proporcionar ao cabelo produtos que façam com que ele retenha água (como por exemplo o pantenol (pró-vit. B5)).
  • Nutrição: Ceramidas e Óleos. Salvo erro resume-se a isto. É a reposição dos lípidos no cabelo. É aqui que se percebe a "não lógica" de confundir água com óleo, hidratação com nutrição.
  • Reconstrução: Queratina, Arginina... A lista não termina aqui e eu vou fazer um novo post com este mesmo assunto. 
Como se pode ver, há diferenças significativas nos produtos e constituintes. Às vezes não percebemos porque é que o nosso cabelo tem certos problemas se afinal utilizamos produtos tão bons. Uma das explicações é esta mesmo: os produtos que conhecemos não suprem todas as necessidades dos nossos cabelos, em especial se não escolhemos a dedo aquilo que utilizamos.


Hei de voltar com a continuação deste artigo, pois isto ainda tem mais que se lhe diga.
O que acham das composições dos vossos produtos capilares?

Novidades Catrice - e que novidades!

A Catrice já apresentou as novidades da coleção Outono/Inverno e claro está que fui espreitar. Produtos lindos, com certeza, mas o que ...