Ai que vou engordar!

Não, não sou eu.

São certas pessoas.

Certas pessoas cujas enormes preocupações são tais que até a fruta evitam porque "tem muito açúcar e o açúcar engorda".

"Só como maçãs, que o resto engorda"
Ó Felismina, vamos analisar a situação... Então o resto da fruta engorda, mas como é que chegaste a esse estado de redondeza nada uniforme? Felismina da Horta, alcançaste tu tal forma ao comer fruta, apenas fruta e nada mais que fruta?
Sim? Então és um caso de interesse científico a ser estudado urgentemente.

"As bananas são muito doces, engordam"
ou melhor ainda "O quê? Você come duas bananas????? Assim vai engordar!" (Eu queria por mais "?????" mas tenho de me conter)
Era uma vez alguém que se apelidava de nutricionista e disse tal disparate. Fim.

Mas depois, as mesmas pessoas, proferem preciosidades ao estilo:
"Vou comer Becel, para emagrecer"
"O pão engorda, vou comer tostas"
"Vou comer pão integral, porque emagrece"

Lógica da batata!
De facto, antes comessem batatas!
O facto é que Becel... é Becel. E comer tostas, por sinal, besuntadas de Becel, nunca emagreceu ninguém. Já agora, tostas continua a ser uma forma de pão, que já foi pão normal. Lá por esse pão ter ido para o forno para ficar num estado pré-incinerado, não significa que tenha adquirido propriedades incineradoras de banha gordura.
Pão integral: merece comentário? Não, não merece. Merece 1 minuto de silêncio.

**********

Volvido 1 minuto...

...e falando ainda de tostas e "coisas assim", para concluir: são processados. E nesses casos, com qualidade nutricional praticamente zero quando comparados com fruta fresca e não processada.

Ó vós, Marias Hermengardas, que nem sabem do que engordam e, quiçá, até consigam o feito de engordarem graças ao ar que respiram:

Comam frescos, têm verduras, têm fruta, e analisem aquelas bolachinhas e barrinhas "light" e os iogurtes "0% gordura" que andam a comer, vejam bem a tabela nutricional desses produtos e de outros processados, e tirem as vossas conclusões informadas.

Já repararam que quando comem certos itens, muitas vezes processados, ficam com vontade de comer mais ainda, mas que, por mais deliciosa que seja uma peça de fruta, regra geral, não ficam com vontade (nem capacidade) de comer a mesma coisa o dia inteiro?


Assim me despeço, na luta pelos direitos da fruta!

2 comentários:

  1. VIVA os direitos da fruta! Haja alguém que fale as verdades ahah

    Continua a escrever assim! Eu adorei ��

    ResponderEliminar